segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Dilma promete que haverá duas edições do Enem em 2013

RENATO MACHADO



SIMONE IGLESIAS
DE BRASÍLIA

Menos de uma semana depois de cancelar a edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em abril, o governo afirma agora que realizará em 2013 os prometidos dois exames. A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira que o método está em permanente aprimoramento.
"Nós avaliamos que melhoramos e vamos melhorá-lo ainda mais e fazer depois, no ano que vem, duas edições. Isso, em concordância com o ministro e por sugestão do ministro", disse, em referência a Fernando Haddad, que deixa o cargo nesta terça-feira (24) para concorrer à Prefeitura de São Paulo.
A estréia das duas edições do Enem em um único ano estava prevista para ser neste semestre. Uma portaria de maio do ano passado do Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação e responsável pelo exame, apontou que as provas do primeiro semestre seriam nos dias 28 e 29 de abril.
A atual gestão afirmava que a realização de dois exames no ano seria a "coroação" do sucesso do Enem.
O ministro Fernando Haddad, no entanto, afirmou há cerca de 15 dias que as duas edições não estavam garantidas. A atual gestão informou que uma empresa de consultoria estava analisando se havia possibilidade de manter os planos ou se as duas edições provocariam "fadiga na máquina".
Na semana passada, Haddad tentou repassar para o Ministério Público Federal a responsabilidade por um possível adiamento da edição de abril, por conta das exigências para o exame que não estavam programadas.
A Procuradoria obteve uma liminar na Justiça Federal do Ceará determinando que o MEC proporcionasse o acesso às provas de redação e aos espelhos de correção a todos os candidatos do último Enem. Um dia depois, o MEC anunciou o cancelamento da edição de abril.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/saber/1038432-dilma-promete-que-havera-duas-edicoes-do-enem-em-2013.shtml


Postado por:
Meryglaucia Silva Azevedo
Graduanda do 7° Período em Pedagogia-UFCG
Bolsista do Programa de Educação Tutorial-PET

Nenhum comentário:

Postar um comentário