quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Participação de aluna PETiana no Projeto Rondon


Projeto Rondon no Município de João Lisboa, no Maranhão



 
           O Projeto Rondon é um projeto de integração social, coordenado pelo Ministério da Defesa, o qual engloba a participação voluntária de professores e estudantes universitários, tendo como foco a atuação a partir de seus conhecimentos em comunidades com maiores índices de pobreza e exclusão social, na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população, além das áreas isoladas do território nacional, que necessitam de maior aporte de bens e serviços.
       Foi criado em 1967 e durante as décadas de 1970 e 1980, permaneceu em franca atividade que tinha maior preocupação assistencialista, tornando-se assim conhecido em todo Brasil. No final dos anos noventa, o Projeto deixou de receber prioridade no Governo Federal, sendo extinto em 1989. Em 2005, já com uma nova roupagem, o Projeto Rondon voltou a figurar na pauta dos programas governamentais apresentando os seguintes objetivos: contribuir para a formação dos universitários como cidadãos, integrá-los ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do País, concretizar nestes o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, e estimulá-los a produzir projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.
            A participação da PETiana Jéssica Rodrigues, aconteceu no Município de João Lisboa, no Maranhão e se deu no conjunto A de ações do projeto, que contém os eixos da cultura, dos direitos humanos, da justiça, da saúde e da educação. Esta última tinha os objetivos, de promover ações de fomento à leitura na sociedade em geral e nas escolas em particular, e capacitar educadores do ensino fundamental e médio sobre técnicas de ensino e aprendizagem, motivação, relacionamento interpessoal, distúrbios de aprendizagem, educação inclusiva e no atendimento a portadores de necessidades educativas especiais.
Mais informações sobre o Projeto:  http://projetorondon.pagina-oficial.com/portal/ .


Turma de professores e gestores de João Lisboa-MA,
no último dia de atividades do eixo  Educação


Atividade de integração social e cultural,
 no centro do município de João Lisboa-MA
Último dia de atividade,
sendo registrada por uma rede de televisão local

A aluna PETiana e Rondonista Jéssica Rodrigues,
sendo entrevistada e falando do  Projeto



Postado por:
Jéssica Rodrigues de Queiroz
Graduanda do 7° período em Pedagogia- UFCG
Bolsista do Programa de Educação Tutorial


      

Um comentário:

  1. O Projeto foi maravilhoso. Acredito que nossas ações serviram para reflexão e mudança de atitudes na comunidade. Foi bom ter a parceria de Jéssica no eixo Educação, e com certeza mobilizamos e muito lá.
    O que tenho a dizer é que participem do Projeto, que como o próprio lema diz: Uma lição de vida e cidadania.
    Saudades do Rondon, do Maranhão e das Rondonistas.

    ResponderExcluir