quarta-feira, 1 de agosto de 2012

IX SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR (João Pessoa, Paraíba)


O Seminário Nacional do HISTEDBR (Grupo de Estudos e Pesquisas: História, Sociedade e Educação no Brasil), em sua nona edição, realizado na capital do Estado da Paraíba, João Pessoa, entre os dias 31 de julho e 03 de agosto, teve como principal razão para ser realizado nesta cidade, a comemoração dos vinte anos de existência do HISTEDBR-PB, além de ter se constituído num espaço propício para homenagear o filósofo e pedagogo, Dermeval Saviani, sintetizador da pedagogia histórico-crítica, fundador do HISTEDBR e atual coordenador geral.
Dermeval Saviani agradecendo a homenagem

A referida homenagem foi conduzida pela Profa. Dra. Lourdes Barreto, a qual o denominou de “mestre do Brasil”, ressaltando sua firmeza teórica marcada por propostas políticas. De base marxista, Saviani acredita que a escola não deveria perpetuar um único e mesmo perfil, tendo assim a contradição um espaço reservado. Neste contexto, sua teoria se opõe a desigualdade gerada na escola, afirmando que a instituição escolar deve partir das diferenças entre os sujeitos para formar uma homogeneidade que buscaria, assim, uma sociedade igualitária. Faz-se necessário destacar que durante o evento, Dermeval Saviani, deixou claro que sua pesquisa se caracteriza por ser uma construção coletiva com aqueles interessados em superar os problemas educacionais e solucioná-los.

Abertura do evento no auditório da reitoria, da UFPB

Discutiu-se também no evento a história da UFPB, assim como os avanços das pesquisas na Paraíba a respeito dos estudos sobre a cultura escolar, os professores, os colégios, experiências pelas quais o grupo de pesquisa HISTEDBR ganhou fôlego no estado paraibano e possibilitou o contraste entre o cenário da pesquisa em educação do Brasil no início dos anos 70, ao qual Lourdes Ramalho chama de “terreno árido” e o destaque que hoje, estando como “terreno fértil”, o Brasil apresenta pela quantidade significativa de pesquisas realizadas da área e publicadas não somente no Brasil, mas também em países como a Espanha e Portugal.
Além das mesas redondas com a presença de autoridades na área da História da Educação e das conferências, o evento também oferece a oportunidade de pesquisadores e estudantes apresentarem suas pesquisas nas sessões de comunicação, tendo estas oito diferentes eixos temáticos:

1. Biografias, intelectuais e ideias pedagógicas
2. Políticas públicas e história das instituições educacionais
3. Práticas escolares e processos educativos
4. Mulheres, infância e a educação
5. Movimentos sociais, etnia, direitos humanos e a educação
6. Marxismo e a educação
7. História, trabalho e educação
8. Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação.


          A segunda noite do evento foi marcada pelo lançamento de livros, dentre eles o livro: 
"Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar" que tem como organizadores Dermeval Saviani e Newton Duarte.
As PETianas Laís Venâncio e Micaelle Ribeiro aguardando os 
autógrafos no livro citado acima

A PETiana Micaelle Ribeiro e Dermeval Saviani. 

O lançamento de livros contou com a participação de Paulino José Orso, Doutor em história e filosofia da educação pela UNICAMP. Professor adjunto do curso de pedagogia da UNIOESTE. Líder do Grupo de Pesquisa HISTEDOPR.

As PETianas Laís Venâncio e Micaelle Ribeiro com Paulino Orso.


O evento também realizou três mesas redondas que ocorreram no turno da tarde, a última mesa com o tema: História e historiografia das instituições e das políticas educacionais,  teve como palestrantes: Prof. Dr. Wenceslau Gonçalves Neto e Prof. Dr. José Luis Sanfelice, além da tutora do Grupo PET-pedagogia UFCG Melânia Mendonça Rodrigues.

Mesa redonda: História e historiografia das instituições 
e das políticas educacionais


As PETianas Micaelle Ribeiro e Laís Venâncio com 
a tutora do PET-Pedagogia Melânia Rodrigues

Postado por Laís Venâncio de Melo e Micaelle Ribeiro do Nascimento
Graduandas do 3.º período do curso de Licenciatura em  Pedagogia
Bolsistas do PET-Pedagogia

Nenhum comentário:

Postar um comentário