quinta-feira, 2 de maio de 2013

Professores terão de melhorar alunos para ganhar diploma





       


       O Ministério da Educação lançará nas próximas semanas um programa para tentar melhorar o desempenho de alunos e professores em matemática, física, química e biologia, tanto no ensino médio quanto no superior.As quatro matérias são as que mais possuem problemas de qualidade, de acordo com o próprio governo federal.
         Uma das ações será a oferta de pós-graduação em universidades federais e privadas a professores que lecionam as disciplinas nas escolas públicas de ensino médio.
        O certificado garantirá aumento salarial ao docente (progressão na carreira), mas só será concedido se houver a comprovação de que seus estudantes melhoraram - exigência inédita em programas federais de educação.
        "Hoje, gasta-se muito com formação dos professores, mas a melhoria não chega aos alunos", disse Mozart Neves, que coordenará o programa do Ministério da Educação.
        A forma de avaliar a evolução dos estudantes não está definida. O docente reprovado poderá refazer o curso.
        O número de professores participantes do programa dependerá da adesão dos Estados, que são os responsáveis pelos docentes.
        O país tem cerca de 250 mil docentes de ensino médio em matemática, física, química e biologia, segundo os últimos dados do governo. Mas boa parte não tem formação na área --em física, são 90%.


FÁBIO TAKAHASHI
DE SÃO PAULO


Postado por:
Bruna Sonaly e Micaelle Ribeiro
Graduandas em Pedagogia e Bolsistas do Programa de Educação Tutorial - PET

Nenhum comentário:

Postar um comentário