sexta-feira, 28 de junho de 2013

Professoras trabalham a cultura nordestina com alunos do Pré I na cidade de Gurjão - PB


         Na tentativa de inserir a cultura nordestina no imaginário de crianças que estudam o Jardim I na Creche Municipal da cidade de Gurjão, as professoras trabalharam em sala de aula com os símbolos juninos. “Os pequenos puderam compreender um pouco do universo cultural de nossa região através de atividades coletivas que ressaltavam um cenário cheio de balões, fogueiras e comidas típicas”, afirma a professora Cléia Cavalcante..

              Segundo a coordenadora pedagógica, Lúcia de Marilac, atividades como essa contribuem com o processo de ensino-aprendizagem das crianças. Ela ainda destacou a importância de trabalhar a cultura regional no espaço escolar. “É fundamental que os professores apresentem essa identidade cultural que precisa ser construída na mentalidade das crianças desde pequenas”.

         Além disso, os alunos realizaram uma apresentação com a música “Flor do Mamulengo” interpretada pela banda de forró cearense, Mastruz com Leite. A canção fala sobre a história de uma boneca de pano que se apaixonou por seu colega, só que o amor não era correspondido.  Através da música os alunos tiveram contato com o teatro de mamulengos, uma das maiores representações do teatro popular brasileiro.

         Durante a apresentação cada criança retirava um boneco de uma caixa para fazer a encenação conforme a música. “Achei tudo lindo, as professoras estão de parabéns, iniciativas como essa não deixam que as tradições do nosso tempo e a história da cultura nordestina se percam no tempo”, revela Desterro Medeiros, mãe da pequena Paloma.
Texto e imagens: Roberta Lucena- Repórter do Portal de Olho No Cariri.
_______________________________________________________________________

Algumas reflexões
Sem dúvidas trabalhar com a cultura dos alunos é um fator basilar no processo ensino-aprendizagem e a porta de entrada para um universo de várias experiências e descobertas. A cultura nordestina, a nossa cultura, é rica em músicas, danças, comidas, lendas, personagens e isso desperta a imaginação de todos, inclusive das crianças.
Vários estudiosos, tal como Vygotsky, colocam que todo o trabalho com os alunos  devem partir dos conhecimentos prévios que estes possuem, pois possibilitam inúmeras metodologias e principalmente, permitem a criança, a partir do concreto, compreender e construir diversos conhecimentos  abstratos.



POSTADO POR:
Juliana Vasconcelos de Andrade
Vanderléia Lucena Meira
Graduandas de Licenciatura em Pedagogia - UFCG 
Bolsistas do Programa de Educação Tutorial - PET


Nenhum comentário:

Postar um comentário