terça-feira, 13 de agosto de 2013

Documentário: Minicurso Educação ambiental na escola



Para assistir o documentário 
Uma verdade inconveniente 



Do diretor Davis Guggenheim, Uma Verdade Inconveniente é um olhar apaixonado e inspirador em cruzada ardente ex-vice-presidente Al Gore para travar o progresso mortal do aquecimento global, expondo os mitos e equívocos que a rodeiam. Neste retrato íntimo de Gore e sua "viagem show de aquecimento global", Gore aparece como nunca antes na mídia - engraçado, envolvente, aberto e com a intenção de alertar os cidadãos para esta "emergência planetária" antes que seja tarde demais.
Intercaladas com os fatos órtese e previsões futuras é a história da jornada pessoal de Gore: de um estudante universitário idealista que viu pela primeira vez uma enorme crise ambiental iminente, para um jovem senador enfrentando uma tragédia familiar angustiante que alterou sua perspectiva, para o homem que quase se tornou Presidente mas voltou para a causa mais importante de sua vida. Com ênfase na esperança, Uma Verdade Inconveniente , finalmente, nos mostra que o aquecimento global não é mais uma questão política, mas sim, o maior desafio moral de frente para a nossa civilização hoje.
Depois de ter sua estréia nos EUA em 2006 o Sundance Film Festival e estréia internacional no Festival de Cannes, Uma Verdade Inconvenienteaberto para comentários e audiências entusiastas em toda parte. Um grande sucesso, o filme passou a ganhar o Oscar ® de Melhor Documentário e Melhor Canção. Ele também se tornou um fenômeno global, um dos maiores documentários de maior bilheteria de todos os tempos com uma audiência mundial estimada em 5 milhões de pessoas.

O Impacto

O impacto de Uma Verdade Inconveniente é sem precedentes. Desde o seu lançamento em 2005, o filme ajudou a estimular os governos, líderes, organizações e indivíduos em todo o mundo a tomar medidas contra o aquecimento global. Mais de um bilhão de pessoas já estão conscientes do problema e foram motivados a agir.

Saiba mais sobre alguns desses acontecimentos históricos:

  • Mais de 106 mil toneladas de carbono foram compensadas no ano seguinte o lançamento do filme, o que é equivalente a 225 milhões milhas de carro.
  • 4200 + de toneladas de carbono foram compensadas apenas por pessoas swtiching para lâmpadas fluorescentes compactas.
  • Mais de 15 projetos de mudanças climáticas têm sido introduzidas no Congresso, com o histórico Waxman-Markey Bill passagem pela Câmara em junho de 2009.
  • Cinco países - Inglaterra, Escócia, República Checa, Nova Zelândia e Alemanha - e da província canadense de British Columbia incorporados Uma Verdade Inconveniente em suas escolas "currículos do ensino secundário.
  • Presidente Obama criou o novo cargo de Assistente do Presidente do Clima e da Energia.
  • Os Estados Unidos Câmara dos Deputados criou uma Comissão Especial sobre Independência Energética e Aquecimento Global.
  • O Senado dos EUA estabeleceu uma Comissão Especial na independência energética e aquecimento global.
  • Mais de 2.600 pessoas foram treinadas para dar a apresentação do projeto Clima e 4 milhões de pessoas em todos os sete continentes ter ouvido a apresentação.
  • A questão do aquecimento global atingiu mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo.
  • Percepção pública mudou: 33% das pessoas entrevistadas antes do lançamento do filme acreditava aquecimento global é real contra 85%, após o lançamento do filme (que figura desde então tem diminuído).

Nenhum comentário:

Postar um comentário