sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Plataforma de EAD de Harvard e MIT (Massachusetts Institute of Technology) se associa ao Google





Uma parceria firmada entre edX e o gigante de buscas (Google), criará uma ferramenta que permitirá que instituições e professores de todo o mundo ofereçam seus cursos on-line, por meio da plataforma de ensino à distância edX, fundada em 2012 pelas universidades americanas Harvard e Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT)




Intitulada Moorc.org, a ferramenta, universidades, professores, governos e empresas poderão hospedar cursos de sua autoria e oferecê-los ao público em geral. O site deve ser lançado no primeiro semestre de 2014 e será operado pela Open edX, plataforma de código aberto elaborada pelo Google e pela edX.


Atualmente, a edX já disponibiliza alguns cursos completos e gratuitos de 28 instituições de ensino superior.Para aprimorar as duas plataformas, os desenvolvedores do Google vão trabalhar com especialistas das principais universidades ligadas à edX. “Acreditamos que o Google será um parceiro perfeito para trabalhar conforme moldamos a próxima geração de educação aberta”, afirmou o presidente da edX, Anant Agarwal, durante o anúncio. “Aprenderemos a aprimorar nossa plataforma à medida que tenhamos mais usuários produzindo e consumindo conteúdo", disse.

Diante desta inovação que a tecnologia possibilita, algumas questões devem ser levantadas:
Como esta forma de educação mais aberta e abrangente pode contribuir com a melhoria da qualidade da educação como um todo?
Será  que esta ferramenta tem o intuito de moldar o pesamento e os conhecimentos dos sujeitos?
E os nativos digitais como ficam em meio a este processo?




Postado por: 
Jéssica Rodrigues de Queiroz 
Pâmella Tamires A. de Sousa
Graduandas de Licenciatura em Pedagogia - UFCG
Bolsistas do Programa de Educação Tutorial - PET

Nenhum comentário:

Postar um comentário