sábado, 5 de outubro de 2013

CARTA ABERTA AOS DEPUTADOS FEDERAIS E SENADORES DO BRASIL


Senhores Deputados e Senadores


Sou professor de física da rede estadual de ensino da Paraíba, Trabalho na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião em Campina Grande.

Assim como os professores do Rio de Janeiro, que estão bravamente lutando contra a falta de compromisso do Governo de Sergio Cabral/PMDB e do Prefeito Eduardo Paes/PMDB, aqui na Paraíba, estamos lutando para que o governo Ricardo Coutinho/PSB e o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues/PSDB e vários prefeitos reconheçam o direito ao piso e as condições mínimas de trabalho para que possamos desenvolver uma educação pública de qualidade.

O Brasil tem a 7º maior economia do mundo, mas sua educação figura como uma das piores e isso não acontece por acaso. Todo mundo sabe, mesmo quem nunca estudou, que não é possível o desenvolvimento de um país sem desenvolver a educação do povo, que é a educação pública.

Nas escolas públicas do ensino básico convive com professores recebendo salários muito baixos, falta de estrutura física e pedagógica, falta de condições de trabalho, e falta de democracia.

Vossas excelências também sabem que não é possível melhorar a educação se nós professores continuarmos recebendo os salários de miséria que recebemos atualmente. Depois de muita luta, enfim conquistamos uma lei que poderia mudar muito a nossa situação salarial, mas que até hoje não está sendo respeitada.

O Piso Salarial dos professores da educação básica pública, obedecendo ao que determina a Lei 11.738/08 deve aumentar o valor para 2014 em 19%, mas prefeitos e governadores estão se mobilizando para diminuir para 7,7%. A justificativa deles é que os estados e os municípios não teriam como pagar e se pagassem iriam “quebrar”. As justificativas dos governadores e dos prefeitos representa mais do que um boicote a melhoria salarial dos profissionais da educação, é uma prova de que a educação pública de qualidade não é prioridade. Fazemos parte de uma das profissões mais desvalorizada do Brasil e mesmo com o piso sendo respeitado, continuaremos muito longe de sermos valorizados, pois representará aproximadamente 2,5 salários mínimos.

Sei que para a maioria dos senhores isso não tem muita importância, pois não tem filhos em escola pública, não sabe a importância da melhoria dos nossos salários para a melhoria da educação pública e não sabe o sacrifício que nós fazemos para melhorar a educação nem as dificuldades que enfrentamos para sobreviver.
Apesar de profundamente insatisfeito e revoltado com a postura dos governadores e prefeitos, não estou magoado com eles nem com os senhores deputados e senadores se votarem contra os interesses de milhares de professores da educação básica, pois sei que a maioria se elege comprando votos, inclusive de uma parcela dos professores, usando dinheiro desviado de obras e serviços superfaturados, mentindo e enganando o povo.

Gostaria de dizer que acho normal vossas excelências votarem a favor dos governadores e prefeitos que alegam não ter dinheiro para pagar o piso, mas gastam muito dinheiro para fazer festa, inchar a maquina administrativa de prestadores de serviços para pagar pelo voto que compraram fiado através da promessa de emprego, etc.

Gostaria de dizer, que estou profundamente magoado com milhares, ou quem sabe, milhões de brasileiros, que sabem o quanto a maioria dos senhores é corrupta e mesmo assim ainda votam nos senhores deputados e senadores e em candidatos a prefeito e vereador, em candidatos cujos compromissos não vão além de seus interesses pessoais e das classes dominantes.

Estou profundamente magoado com milhares de professores, que assim como eu amargam o pão que o diabo amassou, mas continuam votando em corruptos, descarados e mentirosos como a maioria dos senhores deputados e senadores.
Quando uma lei beneficia os ricos e poderosos entra em vigor imediatamente. Quando a lei retira direitos dos trabalhadores, como as reformas previdenciárias do Governo FHC e de Lula, entra em vigor sem burocracia e sem vacilos. Mas quando uma lei avança na recuperação da dignidade profissional dos professores, encontra entraves e barreiras quase intransponíveis. Vergonhosamente é o que está acontecendo com a Lei 11.738/08 que dispõe do piso dos profissionais da educação básica pública do Brasil. 

Por fim, faço um apelo para os senhores deputados e senadores para que não piorem a vida dos professores. Precisamos acabar definitivamente com as manobras, fazer valer os direitos dos profissionais da educação e parar com essa tentativa de humilhação dos professores do Brasil.

Atenciosamente

Sizenando Leal Cruz
Professor de Física da Escola Estadual São Sebastião
Campina Grande.



Postado por:
Bruna Sonaly Diniz Bernardino
Graduanda do Curso de Pedagogia(UFCG) e Bolsista do PET.

Nenhum comentário:

Postar um comentário