quinta-feira, 26 de novembro de 2015

UEPB Lança livro do Professor Cauby Dantas

É com imensurável prazer que nós que fazemos o PET/Pedagogia divulgamos o livro “Gilberto Freyre e José Lins do Rego: diálogos do senhor da casa grande com o menino de engenho”, do professor Cauby Dantas do Departamento de Ciências Fundamentais e Sociais (DCFS), do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba, do Campus II - Areia. 

Prof. Cauby Dantas

Se os admiradores da Literatura Brasileira sonhavam com uma publicação que pudesse reunir os mundos do senhor da casa grande e senzala com as histórias do menino de engenho, essa possibilidade agora existe. Foi lançado através da Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) o livro “Gilberto Freyre e José Lins do Rego: diálogos do senhor da casa grande com o menino de engenho”, que reúne elementos literários das obras de dois dos maiores escritores brasileiros.
Em versão e-book, o livro conta com quatro capítulos, além das considerações do autor Cauby Dantas, que ao longo de sua pesquisa de Mestrado destacou na obra elementos como “O intelectual orgânico da Casa-grande”, “O olhar Senhorial”, o “Senhor de engenho”, “Memórias de Escravidão”, além de “A Força Telúrica: Terra e Água”, entre outras. A obra ainda conta com a apresentação de Elizabeth Cristina de Andrade Lima, responsável por escrever a apresentação do livro.
O autor aponta a necessidade de aprofundamento desses dois autores, uma vez que as obras de ambos indicam uma consequente interseção entre a Sociologia e a Literatura brasileira. Ainda segundo Cauby, Gilberto Freyre é o principal formulador ideário regionalista nordestino, com textos de interpretações sociológica produzidos nas primeiras décadas do século XX. Já José Lins do Rego aborda sociologia e romance, conceitos, afetos e ideologias que remotam às raízes da sociedade. 
A obra completa está disponível de forma gratuita na seção de e-books no site da UEPB (www.uepb.edu.br/ebooks/).



Fonte: https://ccaufpb.wordpress.com/2015/04/13/10078/

Nenhum comentário:

Postar um comentário