Um exemplo de uma das atividades de ensino desenvolvidas pelo grupo
ATIVIDADE DE ENSINO-CICLO DE ESTUDOS ENSAIOS E ROMANCES SOBRE O BRASIL: DIÁLOGOS SOCIOLÓGICOS E LITERÁRIOS
O Ciclo de estudos "Ensaios
e Romances sobre o Brasil: diálogos sociológicos e literários" vem desempenhando
um relevante papel na formação acadêmica, não apenas dos integrantes do Grupo,
como também dos alunos do Curso de Pedagogia. É um desdobramento de uma atividade
no Grupo desde o ano de 2009. O ciclo teve início com as obras de pensadores
sociais como Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda, Florestán Fernandes, e
foi ampliada para estudos de questões nacionais formuladas por alguns dos maiores
pensadores e literatos do Brasil. Assim ampliamos desde 2015, o contato com as
obras citadas acerca da formação social brasileira, mediante o estudo de obras
literárias referenciais do regionalismo nordestino, tendo em vista o ingresso
de novos integrantes do grupo, sendo retomadas as obras citadas acerca da
formação social brasileira. Trata-se, portanto, de construir um diálogo entre
textos e autores que, cada um ao seu modo, nos ensinaram a pensar o Brasil. Em
2019, o ciclo completa 10 anos de atividades e daremos prosseguimento com os
estudos de alguns autores selecionados a partir da vasta fortuna crítica em
torno desses grandes intérpretes do Brasil, nos âmbitos sociológico e
literário, culminando com a proposição de um seminário sobre essa relevante
atividade para o grupo e demais alunos de Pedagogia. O ciclo compreenderá
estudos desenvolvidos no âmbito do Grupo sob a coordenação de um professor
sociólogo e literato e participação de outros convidados.
Objetivos:
Objetivo geral -Contribuir para o
aprimoramento da formação acadêmica das alunasPETianas e dos graduandos do
Curso de Pedagogia, mediante o estudo de alguns dos eixos temáticos centrais de
obras eautores representativos do pensamento social brasileiro, escritas em
momentos distintos, sob critérios antropológicos, sociológicos, históricos ou
literários.
Objetivo específico- Discutir
aspectos econômicos, socioculturais e educacionais da formação social
brasileira e nordestina, a partir do estudo de obras relevantes nos campos das
ciências sociais e antropológicos e da literatura regional brasileira.
Estudo da obra "Vidas secas" no Museu Interativo do Semiárido- UFCG
Estudo da obra "Vidas secas" no Museu Interativo do Semiárido- UFCG
Nenhum comentário:
Postar um comentário